Pular para o conteúdo principal

Introdução

A audiência representa o conjunto dos contactos (denominados recipients) de que uma Organização dispõe para a recepção de campanhas Email e/ou SMS.

A audiência é também caracterizada por um schema que representa a estrutura de campos personalizados dos recipients que a integram, assim como os seus respectivos tipos de dados. Estes campos podem ser de dois tipos: chave ou não-chave.

Schema e Chave de Audiência

O schema é definido pelo cliente durante a primeira importação de audiência efetuada através da plataforma Arpoone e é composto por campos chave e/ou não-chave. O conjunto dos campos chave do schema de audiência denomina-se chave de audiência.

A especificação dos campos chave é obrigatória para a criação de um novo recipient na audiência.

A chave de audiência é constituída pelos campos que identificam inequivocamente um recipient. Assim, a combinação de valores dos champos da chave de audiência tem obrigatoriamente de ser única para todos os recipients da audiência. É comum utilizar na chave de audiência campos que permitam identificar um indivíduo, como por exemplo, o número de telemóvel, email, ou identificador de sistema.

Os valores dos campos chave de audiência de um recipient nunca podem ser alterados por métodos de edição de recipient (update) – tal só é possível com a remoção do recipient seguida da criação de um novo recipient com os valores pretendidos.

Os campos do schema da audiência são representados pelo array fields nos endpoints da API para manipulação de recipients.

Objecto recipient

Um objecto recipient é representado de forma igual nos vários endpoints da API e é constituído pelos seguintes campos:

Campos de recipient

O campo fields é um array que contém os campos personalizados do recipient, cujos objectos seguem uma estrutura chave/valor:

{
name: "abc",
value: "123"
}

O nome do campo (name) e tipo de dados de value deve estar em conformidade com o schema de audiência da organização e pode ser obtido acedendo à página de Audiência, via plataforma Arpoone, e consultando os cabeçalhos da tabela:

Audiência

Subscrições

Cada recipient da audiência contém a definição das suas subscrições (subscriptions), que representam os canais para os quais o recipient pode receber comunicações. Caso seja pretendido, é possível que um recipient não contenha quaisquer subscrições. Exemplificando, um recipient que apenas tenha a subscription de SMS só poderá ser alvo de envios de SMS na plataforma e não de Email.

As subscrições aplicam-se a envios que tenham como base recipients da audiência, nomeadamente:

  • Campanha Marketing (SMS ou Email);
  • Envios de Automação (SMS ou Email).

As subscrições podem ser manipuladas pelas seguintes vias: de forma automática, via plataforma Arpoone ou via API:

Automática

As subscrições serão alvo de alteração automática caso o destinatário das comunicações efectue uma acção explícita para deixar de estar subscrito às campanhas, por exemplo, accionando um link de unsubscribe numa campanha de Email.

A plataforma Arpoone promove o princípio de manutenção regular da qualidade da audiência. Desta forma, é importante que contactos inválidos, ou que não sejam receptivos a campanhas de marketing, deixem de receber as comunicações. Para além de poupar custos, este princípio ajuda a melhorar a entregabilidade das suas campanhas perante os mecanismos de segurança e protecção anti-spam dos ISPs e fornecedores de serviço de Email (e.g. Google, Microsoft, Apple).

No caso do canal de Email, um recipient previamente subscrito deixará de ter subscrição nos seguintes cenários:

  • acção de um link de unsubscribe no email;
  • marcação do Email como spam;
  • identificação do Email como hard bounce.

Via plataforma Arpoone

As subscrições de um contacto podem ser alteradas via plataforma Arpoone, através da edição de contacto, da seguinte forma:

  • aceder a opção Audiência no menu superior;
  • seleccionar contacto a alterar;
  • aceder a secção Opt In & Opt Out.

Alternativamente, as subscrições de um contacto podem ser reconfiguradas reimportando o contacto através do processo de importação de audiência.

Via API

As subscrições de um recipient podem ser alteradas a qualquer momento via API, através dos endpoints de edição e/ou substituição de recipient

Tags

Cada recipient poder conter a especificação de um ou mais tags. Estes são itens de texto livre que podem ser utilizados para identificar determinados recipients e/ou segmentar a audiência.

No contexto da API, estes são representados pelo campo tags de um recipient.